Spam Score: O guia completo para seu site!

Quando falamos sobre spam, a primeira coisa que vem à mente são os e-mails não autorizados que geralmente são enviados para um grande número de contatos, mas e o spam score?

O que é um site de spam e como ele afeta seu próprio ranqueamento?

O objetivo do Google sempre foi oferecer o conteúdo mais relevante para seus usuários.

Para isso, a gigante da tecnologia investiu em um conjunto de regras e recursos para melhorar a indexação e classificação dos sites em seu mecanismo de busca.

As melhores práticas para se obter uma posição de destaque nos resultados de pesquisa do Google são geralmente chamadas de White Hat que já falamos por aqui.

E são fornecidas as melhores estratégias para SEO e otimização do seu site. No entanto, muitos sites tentam contornar as regras para subir na classificação mais rapidamente.

No passado, páginas de links ocultos, links de “fazenda”, uma rede de sites irrelevantes usados apenas para reforçar a relevância de uma página ou domínio e o uso indiscriminado de palavras-chave eram muito comuns. 

No entanto, o algoritmo atual do Google pode identificar facilmente essas práticas.

Esses ‘atalhos desonestos’ são conhecidos como Black Hat e, uma vez detectados, geram penalidades severas para os sites envolvidos, que podem até ser permanentemente banidos das buscas.

O que é Spam Score de forma simples?

Spam Score é uma das mais famosas e melhores metodologias criada pela empresa Moz que você deve conhecer se é dono de site.

Ela é bastante utilizada em sua ferramenta de SEO, Link Explorer.

Suas definições foram obtidas por meio do Modelo de Aprendizado de I.A, onde milhões de endereços banidos ou penalizados pelo Google foram analisados para identificar padrões que também poderiam comprometer outros sites.

Por razões de segurança, o grande líder de busca sempre foi muito limitado na disponibilidade dos parâmetros usados em seu ranking de busca.

Por isso, empresas como a Moz estão desenvolvendo soluções para tentar entender um pouco melhor o mecanismo de busca e orientar desenvolvedores e profissionais de marketing digital.

É importante observar que a pontuação de spam não é oficialmente reconhecida pelo Google, mas seus princípios são baseados em dados empíricos. 

Além disso, a qualidade dos links de um site é um fator de classificação comprovado. 

Portanto, a ferramenta Moz é muito relevante na avaliação, monitoramento e otimização de estratégias de SEO.

Como o Spam Score é medido na prática?

O Spam Score em si reúne dados de mais de milhões de sites avaliados pela própria Moz e, com base na análise cuidadosa desses endereços, 27 sinais de risco são detectados atualmente.

A presença de alguns desses sinais não é necessariamente um problema, especialmente porque muitos deles estão relacionados diretamente a pequenas interrupções de domínio e SEO na página.

Os sinais são os seguintes:

  1. Baixo número de páginas encontradas: naturalmente, sites e blogs recentes terão menos páginas, portanto, este indicador não deve ser considerado um padrão.
  2. No entanto, muitos sites de spam têm poucas páginas, portanto, esse sinal é relevante
  3. Nenhuma fonte especial: os sites de spam geralmente não usam fontes especiais como a API de fontes do Google
  4. Ausência do gerenciador de tags do Google: recurso raramente encontrado em sites de spam
  5. Ausência da tag Doubleclick: essa tag de veiculação do anúncio também está ausente na maioria dos sites problemáticos
  6. Números de telefone fictícios: os sites de spam quase nunca têm detalhes de contato reais
  7. Extensões de domínio suspeitas: os domínios de sites de spam geralmente têm extensões incomuns, como “. Info “, ‘. Cc”,’. Pl “, entre outros
  8. Grandes domínios e subdomínios: endereços com nomes muito longos também merecem atenção
  9. Números no domínio: os sites de spam geralmente possuem domínios com muitos caracteres numéricos
  10. Nenhum link para o LinkedIn: praticamente nenhum site de spam possui páginas associadas ao LinkedIn
  11. Sem endereço de e-mail: endereços de e-mail atualizados não estão disponíveis
  12. Ausência do padrão HTTPS: muito poucos sites de spam investem em certificados SSL
  13. Uso de meta-palavras-chave: páginas que usam meta-palavras-chave (tags no cabeçalho HTML para palavras-chave) também são típicas de páginas de spam
  14. Poucos acessos no painel Jumpshot: sites com muito poucos acessos no painel de fluxo de cliques do Jumpshot costumavam ser spam
  15. Títulos muito longos ou muito curtos: Páginas com títulos muito longos, assim como aquelas com títulos muito curtos também são comuns em sites de spam;
  16. meta descrição muito longa ou muito curta: o mesmo vale para meta descrições;
  17. As Meta tags longas, geralmente as páginas que usam meta tags muito longas também são consideradas mais que suspeitas para a plataforma;
  18. Sem ícone do navegador: sites de spam raramente usam favicons;
  19. muitas vogais ou consoantes em sequência no domínio: domínios de sites de spam geralmente têm palavras irregulares;
  20. Hífens de domínio: muitos sites maliciosos usam vários hifens em seus endereços;
  21. URLs muito longos ou muito curtos: as páginas do site de spam geralmente têm tamanhos de URL anormais;
  22. Presença de palavras controversas: o conteúdo de spam geralmente está relacionado a tópicos controversos ou inadequados, como produtos ilegais, material adulto ou fraude;
  23. Texto âncora com palavras de alto custo por clique, afinal esses sites de spam geralmente usam elas associadas a links de spam no texto âncora.
  24. Ausência do pixel do Facebook: a funcionalidade raramente está presente em sites de spam;
  25. Número anormal de links externos: poucos ou muitos links externos;
  26. Número anormal de domínios vinculados: os sites de spam são mais propensos a ter um número excessivamente baixo ou alto de domínios vinculados;
  27. Proporção anormal de links externos: eles geralmente têm uma proporção exagerada de links externos em seu conteúdo;
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