Estratégias de SEO para empresas B2C e B2B!

Hoje nós vamos falar sobre estratégias de SEO para empresas B2C e B2B, vamos falar quais as características que essas empresas tem se você não sabe quais estratégias de SEO ela deve ter.

Você sabe o que é SEO e como usar uma estratégia para ele?

Do inglês à otimização para mecanismos de busca, o SEO nada mais é do que um conjunto de práticas e estratégias que podem ajudá-lo a classificar melhor seu site, blog ou página. 

Por exemplo, se você pesquisar seu nicho, os consumidores encontrarão o site de sua empresa no topo da lista.

Quase ninguém usa as páginas 3, 4 e 5 do Google para tomar uma decisão. A seleção é concentrada na hora pelas empresas que estão no topo das primeiras páginas.

Entretanto, as estratégias em si de SEO não são as mesmas para todos os segmentos e todas as empresas principalmente. 

Por exemplo, no caso de SEO para os negócios que vamos falar hoje, deve-se observar que as técnicas para certas empresas que vendem para outras empresas são diferentes daquelas que vendem para o usuário final.

Para começar vamos falar sobre empresas B2C.

Empresas B2C

Agora vamos falar das empresas B2C, em média as vendas diretas aos consumidores (característica das empresas B2B) significam em teoria uma compra mais rápida . 

O funil de vendas existe, mas as etapas tendem a ser realizadas mais rapidamente em relação ao que acontece no modelo B2B.

Afinal, estamos falando exatamente de uma tomada de decisão individual, embora possa ser influenciada por outras pessoas naturalmente. 

Além disso, os preços dos produtos tendem a ser mais baixos, tornando essa decisão menos complexa e mais simplificada.

Por isso, os objetivos estratégicos de marketing das empresas B2B estão voltados para a compra imediata do produto, principalmente quando falamos de e-commerce.

Imagine quatro quadrantes para melhorar a nossa explicação!

No primeiro quadrante, a Amazon é um exemplo: a empresa é um mercado, cujo foco está em seu enorme estoque de produtos. 

No Brasil, também poderíamos ter os sites Submarino e Shoptime como exemplos neste quadrante.

No terceiro quadrante, existem empresas que não possuem um estoque de produtos tão grande. 

Dessa forma, o foco do marketing está exatamente na produção de conteúdo pela própria empresa para atrair potenciais clientes e gerar leads qualificados.

Nesse quadrante, imagine empresas de cuidados pessoais baseada em assinatura nos Estados Unidos, é um exemplo. 

No Brasil, esse quadrante poderia ser ocupado por universidades, lojas de roupas e empresas locais, por exemplo.

Empresas B2B

As empresas B2B geralmente envolvem um ciclo de compra mais longo. Esse processo geralmente envolve mais de uma pessoa e diferentes níveis de hierarquia dentro do cliente: 

  • Analistas 
  • Gerentes 
  • Diretores

Além disso, o preço de venda geralmente é mais alto e o compromisso com o produto ou serviço é mais duradouro, o que torna a tomada de decisões mais complexa e citando uma referência dos jogos FPS: é preciso acertar na cabeça.

Por esse motivo, as empresas B2B trabalham detalhadamente em cada estágio do funil de vendas, com a intenção de levar o lead adiante conforme sua decisão amadurece. Esse processo, porém, deve ser trabalhado a médio ou longo prazo.

Portanto, os objetivos estratégicos das empresas B2B estão focados em captar e nutrir leads no funil de vendas, processos nos quais a produção de conteúdo tem papel fundamental.

Empresas lá fora como HubSpot e MailChimp, que focam na produção de conteúdo para educar o mercado e ajudar a amadurecer a decisão de potenciais clientes. 

Quais estratégias de SEO as empresas B2B e B2C devem adotar?

Agora, porém, não vamos mais dividir as empresas entre B2B e B2C. Para apontar as estratégias de SEO em questão, vamos dividi-las de forma mais simples, entre:

  • Empresas orientadas para o conteúdo 
  • Empresas orientadas para o estoque 

Embora seja necessário considerar os mercados-alvo (B2B ou B2C) para definir estratégias de SEO, o foco que é dado ao conteúdo desempenha um papel mais decisivo neste momento.

Enquanto as empresas orientadas para o conteúdo devem se concentrar na produção de seus próprios materiais para os usuários.

Essas empresas são orientadas para o inventário e têm produtos e conteúdo gerado pelo próprio usuário que podem ser aproveitados para otimizar o site.

Logo podemos partir e agora você vai entender quais estratégias de SEO devem ser prioritárias para cada tipo de negócio e empresa. 

Entenda que mesmo com essas diretrizes que colocamos, todas as boas práticas de SEO devem ser consideradas sempre e até sugerimos apenas áreas de ação para organizar estratégias.

Empresas orientadas ao seu estoque devem se concentrar bastante em SEO técnico

As empresas orientadas para o seu inventário devem se concentrar em SEO técnico. Quando nos referimos a isso, estamos falando sobre fatores como:

As empresas de conteúdo precisam se concentrar apenas no marketing de conteúdo

As empresas de conteúdo, tanto B2B quanto B2C, precisam se concentrar na produção de conteúdo e publicidade.

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