CTR orgânica: Tudo que você precisa saber!

Hoje nós vamos falar sobre a CTR orgânica, porque você deve otimizar para aumentar sua taxa de cliques, o que significa de forma simples e o mais importante como medir a CTR.

A taxa de cliques (CTR) nos resultados de pesquisa é uma das principais métricas de SEO para avaliar o desempenho da página e mostrar ao Google que você está fornecendo um resultado relevante aos usuários.

No entanto, sempre surge a pergunta: “Meu CTR é realmente bom?”

Olhar para essa métrica isoladamente não diz muito. Afinal, você pode ter uma taxa de cliques que pareça boa no início. 

No entanto, ao analisar os concorrentes no SERP, você pode ver que tem uma CTR muito mais baixa do que a deles.

Você sabe o que isso significa? Que os concorrentes estão ganhando visitantes (e clientes em potencial) que podem visitar seu site! Mas por que isso acontece? 

Vamos entender melhor o que é uma boa CTR orgânica, para descobrir se sua taxa de cliques é boa.

CTR orgânica: Por que otimizar a taxa de cliques?

Antes de saber o que é CTR você precisa saber porque otimizar.

Se você observar a taxa de cliques, poderá tirar duas conclusões principais: 

  • Se você está entregando um resultado relevante para a palavra-chave pesquisada
  • Se a visão geral da página no SERP é atraente para o usuário.

A partir daí, ajuste as estratégias de SEO para aumentar a taxa de cliques, especialmente os itens que aparecem no resumo do SERP (como fazer ajustes na descrição ou no título da página, por exemplo).

O principal resultado dessa otimização é o aumento do tráfego orgânico no site. 

Quanto maior a taxa de cliques, mais visitantes o atrairão com uma pesquisa orgânica, sem ter que pagar para anunciar o link.

Claro, você também precisa usar estratégias dentro da página que garantam uma boa experiência e transformem o visitante em uma oportunidade de negócio. 

Portanto, não confie apenas em uma taxa de cliques para monitorar seu desempenho, combine a análise com outras métricas.

Outro resultado esperado é uma melhora no posicionamento da página nos resultados.

Então, você obterá mais tráfego, o que indica a popularidade de sua página para o algoritmo do Google.

No entanto, o efeito na classificação vai além disso: a taxa de cliques é vista como um dos fatores de classificação do mecanismo de pesquisa. 

No entanto, é importante saber que o Google não confirma esta informação. Este é um tema controverso entre os profissionais de SEO.

O que significa CTR é a taxa de cliques?

Essa taxa lista o número de visualizações de um link e o número de cliques que recebeu. Para calcular o CTR, esta é a fórmula básica:

CTR (%)= Número de cliques / Número de impressões x 100

Digamos, por exemplo, que seu link foi mostrado 100 vezes no SERP e, entre essas impressões, recebeu 5 cliques. Portanto, a CTR da página seria de 5%.

Pode ser usado para avaliar o desempenho na busca orgânica do Google, mas também para enviar e-mail marketing e publicidade em links patrocinados, ads de exibição ou redes sociais.

Podemos dizer, em geral, que o CTR informa se sua página conseguiu atrair o interesse dos usuários à primeira vista, antes que eles acessem o conteúdo completo.

No marketing por email, por exemplo, o destinatário vê o remetente, o título do email e um snippet da mensagem em sua caixa de entrada. 

É somente com essas informações que você decide se clica ou não para abrir seu e-mail, e é esse clique que entra no cálculo da CTR.

O que é uma boa CTR orgânica?

Então, você olha a CTR de suas páginas no Google Search Console e se pergunta: essa porcentagem é boa, poderia ser melhor?

Os concorrentes têm melhores taxas de cliques?

Responder a essas perguntas não é fácil, apenas se você tiver acesso aos dados de seus concorrentes. 

Porém, existem estudos que buscam entender o que é um bom CTR a partir de um benchmark em resultados de pesquisas.

No site Advanced Web Ranking, você pode verificar a CTR média das páginas do Google com base em sua posição no ranking, um jeito até simples de fazer essa avaliação desses sites.

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